Como criar seu próprio ebook método simples e rápido

Aprender a criar seu próprio ebook é uma das estratégias mais utilizadas para começar a empreender na internet. Neste post vamos mostrar um método simples e rápido para você criar o seu ebook do zero passo a passo.

Como começar a fazer o seu E-Book

Ter um produto digital como um curso online ou um ebook é uma excelente oportunidade para começar a ganhar dinheiro na internet e gerar renda a partir do seu próprio conhecimento. Por meio de um e-book você já pode começar a Ganhar Dinheiro até mesmo trabalhando em casa.

Um ebook é um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer equipamento eletrônico, como por exemplo smartphones, computadores, tablet ou e-reader (leitor de livro digital como o Kindle).

São materiais mais completo que guias rápidos ou Blog Posts e tem por objetivo passar um conteúdo específico que solucione um problema ou “dor” (como é chamado no marketing) dos seus clientes e audiência.

Vamos ver agora como começar o nosso ebook, continue conosco:

  • Definindo o tema do nosso ebook;
  • Entendendo o público-alvo;
  • Otimize a produção de conteúdo;
  • Organize os tópicos do seu livro digital;
  • Utilizando ilustrações;
  • Escolha do formato;
  • Formatação do ebook;
  • Revisão do conteúdo;
  • Registrando a sua obra;
  • Defina um preço ideal;
  • Escolha a plataforma de vendas;
  • Como divulgar o seu ebook;
  • Monitore os resultados.

Como criar o seu ebook

Para criar o seu livro digital siga cada uma das próximas etapas. Ao decorrer do conteúdo você verá que não é tão complexo esse processo, pelo contrário, pode ser mais simples do que você imagina.

1. Definindo o tema do nosso ebook

Escolher um tema adequado para o seu ebook é uma das etapas mais importantes do processo de criação. Quanto mais você dominar o assunto mais autoridade passará para quem adquirir o ebook, tornando mais fácil gerar novas vendas.

Comece escolhendo um nicho de mercado que tenha uma boa demanda como por exemplo Dieta e emagrecimento, Marketing Digital, Finanças e Investimentos, entre outros.

Você pode utilizar a ferramenta do Google Trends e o SEMRush para realizar pesquisas de termos do seu mercado e descobrir como anda a procura por materiais nesse nicho.

Uma outra dica é acessar os sites das primeiras posições do Google e verificar como eles trabalham o mesmo assunto, utilize esses Insights para aprimorar o seu material.

Se você já possui um Blog e Redes Sociais utilize-as também para verificar quais tipos de conteúdos já são mais acessados pelo seu público.

2. Entendendo o público-alvo

Para poder fazer o melhor material possível você precisará conhecer o seu público-alvo. Para isso estude a audiência que já tiver e para entender realmente quais são suas “dores” e como você pode ajudar a saná-las o máximo possível em seu material.

Não corra o risco de perder tempo e esforço para no final descobrir que criou um material que não resolve os problemas de sua audiência.

3. Otimize a produção de conteúdo

Uma dica muito boa para otimizar o seu trabalho na hora da criação é reaproveitar outros formatos de conteúdos, e como seria, você pode utilizar conteúdos de Blog Posts ou Vídeos se já tiver um canal no YouTube para acrescentar no seu material.

O importante é que quando você cria conteúdo digital você pode utiliza-lo de diferentes formas, o mesmo serve também para utilizar um ebook para transforma-lo em outros tipos de materiais.

Com essa mescla na produção você conseguirá criar mais material com o mesmo esforço e otimizar o trabalho de criação do seu livro digital.

4. Organize os tópicos do seu livro digital

Depois de decidir o objetivo do ebook e estudar o seu público decida quais tópicos utilizar no material. faça um esboço de cada um deles para organizar quais ideias irá elaborar em cada um, organizando os capítulos de forma coerente.

Organize os tópicos do seu ebook
Organize os tópicos do seu ebook

Lembre-se que o seu texto deve ter uma linguagem simples, ou seja, pense e explique como se estivesse explicando para uma pessoa que é nova no assunto.

A ferramenta de pesquisa de palavra chave do Google irá te ajudar a entender quais são as dúvidas que o seu público já busca na internet e assim você deve selecionar aquelas que mais tem relação ao seu conteúdo e procurar responde-las.

5. Utilizando ilustrações

Utilize imagens para deixar o seu conteúdo mais atrativo, existem inúmeros bancos de imagens para você implementar no seu material e não deixar a leitura cansativa:

  • ShutterStock: Banco de imagens com milhares de fotos de uso royalty free, a preços acessíveis;
  • Unsplash: Belas imagens e fotos para você utilizar gratuitamente no seu projeto;
  • Flaticon: Site de banco de ícones para você utilizar, ícones no ebook melhoram a estética do seu material, só verifique quando tiver de atribuir os créditos;
  • Freepik: Um dos melhores sites para adquirir fotos e vetores gratuitos, também tem opções de vetores e fotos em planos pagos.

Utilizar bancos de imagens otimizará todo o seu processo de criação do ebook. Comece criando uma capa com: Marca, Título e uma chamada e/ou imagem opcionalmente.

Você pode utilizar prints de sites ao qual você recomendar ou falar sobre em seu material também, conforme a imagem abaixo:

Modelo de Capa e página de ebook
Modelo de Capa e página de ebook

6. Escolha do formato

Escolha o formato do seu material, PDF ou Epub, a diferença dos dois formatos diz respeito à adaptação do texto à tela do leitor.

Ebooks em Epub oferecem adaptação de acordo com a tela do leitor, já o formato PDF seja qual for o leitor mantem as proporções da versão impressa. As funcionalidades de cada versão são:

Epub: Redimensionamento de textos e alteração de fontes, muda a página através do toque, permite a busca por palavras e é mais utilizado em formatos mais simples com poucas imagens por exemplo.

PDF: Representação exata do modelo da página impressa, amplia e reduz a página para melhor visualização, barra de navegação permite folhear as páginas, ideal para ebooks mais complexos e com muitas imagens.

7. Formatação do ebook

Para criar um ebook profissional, dedique-se tanto com o conteúdo quanto com o Design do ebook. O fator que você mais deve focar é o equilíbrio dos elementos e escaneabilidade do material, ou seja como você organizará o fluxo de informações.

Capa e Sumário: Utilize uma imagem na capa que realmente esteja relacionada ao tema do seu ebook, assim como as outras imagens. Se achar interessante reserve uma página para falar sobre você como autor.

Deixe o sumário por último para conseguir elabora-lo melhor, caso necessário crie subtópicos no sumário para localizar melhor o leitor.

Corpo do ebook: Utilize imagens de transição (entre tópicos) para não cansar e dar um descanso na leitura e utilizando para apresentar os próximos tópicos. Nas páginas utilize cabeçalhos para localizar o leitor nos tópicos.

Equilibre as imagens com o texto sempre “quebrando” cada parágrafo para não deixa-los com muitas linhas e utilize rodapés para colocar os números das páginas e aproveite para colocar alguma informação.

Ser coerente visualmente aumentará a confiança do leitor no material. Utilize uma página final de muito obrigado para agradecer o leitor e fazer recomendações.

Em sites como o Workana você encontra ofertas de profissionais da área para a parte de criação do design, conteúdo e revisão do material caso resolva contratar um serviço de criação do ebook.

8. Revisão do conteúdo

Ao produzirmos o ebook muitas coisas podem passar despercebidas, por isso faça uma revisão gráfica do material. Se possível peça para alguém realizar uma segunda revisão para você.

Seu texto deve ser claro e objetivo, se possível peça para alguém ler e pergunte se entendeu o material e se restou dúvidas. Se possível considere a contratação de um editor do texto.

Nunca entregue textos mal escritos ou complexos demais, mantenha uma informalidade na medida certa.

9. Registrando a sua obra

Já que você comercializará o seu ebook é importante registrar o trabalho na Biblioteca Nacional, assim você ficará tranquilo quando reproduções ilegais.

As informações para o registro podem ser obtidas no site oficial da Biblioteca Nacional, no link http://www.bn.gov.br/.

10. Defina um preço ideal

Como produto principal o preço dependerá do valor agregado ao seu cliente, o preço varia entre R$ 15,00 a R$ 50,00, porém se o seu conteúdo for de alto valor você poderá cobrar um preço maior.

Porém caso não queira utiliza-lo como produto principal você pode utiliza-lo como “isca digital”, para atrair e conseguir as informações do seu lead e realizar novas vendas de outros produtos.

O ebook é uma peça importante também para complementar sua estratégia de funil de vendas, é um modelo de nutrição de leads que tem um grande retorno.

11. Escolha a plataforma de vendas

Agora seu ebook já está pronto e precificado! Chegou a hora de definir a plataforma de divulgação, as três  plataformas que recomendo são:

Nesta hora você deve pensar na melhor plataforma para entrega do seu material, fazer pagamentos e recebimentos e garantir que seu material não seja reproduzido por terceiros.

Procure informações com outros produtores para saber a melhor opção, pergunte quais plataformas eles usam e recomendam.

12. Como divulgar o seu ebook

Saber divulgar bem o seu ebook é uma parte importante do processo, não adianta criar o seu material se não conseguir gerar tráfego e consequentemente a venda, algumas dicas de plataformas para divulgar são:

Redes sociais

As principais redes sociais para divulgar o seu ebook são: FacebookInstagram e Youtube. Não se esquece de criar Calls-to-actio (ou chamada para ação) para deixar evidente como sua audiência pode baixar ou comprar o seu ebook.

Programa de Afiliados

Ao escolher uma das plataformas de vendas para comercializar o seu ebook você pode deixa-lo aberto ao programa de afiliados assim outras pessoas poderão vender o seu produto e a plataforma redireciona automaticamente parte do valor ao afiliado.

Neste modelo você decide o percentual de comissão pago, a média é 30% do valor do produto.

Parcerias

Entre em contato com sites e grandes perfis de Redes Sociais e ofereça parceria com a divulgação do seu produto.

Você pode conseguir um ótimo tráfego em parceria com um perfil grande do seu nicho, você pode se oferecer também para escrever um artigo em um blog de um parceiro, chamamos essa estratégia de Guest Post.

Email marketing

Construa uma lista de e-mail a parti do seu público, envia a novidade do seu ebook para sua audiência mesclando com novos conteúdos para alavancar as vendas do seu produto.

Landing page

As Landing pages ou páginas de captura são criadas para a compra do seu ebook. É literalmente uma página com os benefícios e transformações que o seu material proporcionará ao comprador.

Não se preocupe pois hoje no mercado existem inúmeras ferramentas que você pode utilizar para criar sua Landing Page, como por exemplo a Lead Lovers.

Links patrocinados

Links Patrocinados são utilizados para gerar tráfego através de pagamentos por cliques em seu site ou página de captura em mecanismos de busca como o Google. Em nosso ebook Marketing Digital para Iniciantes tem um módulo focado em sua primeira campanha de anúncios no Google Ads.

É uma ótima estratégia pois pode lhe gerar vendas quase instantaneamente.

13. Monitore os resultados

Você criou o seu ebook, disponibilizou para vendas e realizou suas ações para divulgar o seu produto. Agora você deve utilizar ferramentas como Google Analytics, relatórios do Facebook e do Google Ads para saber o que mais está trazendo resultados para você.

Seja um empreendedor Digital

Você já está de parabéns por ter chegado até aqui, agora não pare! O primeiro passo é criar o seu material e saber como divulga-lo, mas para ter resultados reais e viver do seu negócio na internet você precisa ser um empreendedor digital!

Aprenda tudo que precisa saber para se tornar um empreendedor digital no treinamento Fórmula Negócio Online, único método passo a passo para criar seu negócio online com mais de 25 mil alunos!

E se você quer se aprofundar no assunto leia também:

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, deixe seu comentário abaixo! Será muito importante para nós.

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Estilo Rico. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Rumo à Liberdade Financeira!

Sobre o autor

Deixar um comentário