Como atrair mais clientes para o meu negócio?

Uma das perguntas mais importantes que surge ao abrir uma empresa é como atrair mais clientes para o meu negócio? Como vender mais e melhor todos os dias? Como posso captar clientes e começar a fazer minhas primeiras vendas?

Hoje a nossa conversa é exatamente sobre isso, continue conosco e você vai aprender como poderá atrair mais clientes para o seu negócio!

Junte-se a mais de 25.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.

Como atrair mais clientes para o meu negócio?

Para começar a vender você deverá:

  • Investir em um blog para o seu negócio;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Trabalhar o SEO nas buscas orgânicas;
  • Oferecer materiais ricos;
  • Enviar email marketing para minha audiência.

Pode parecer muita coisa a se fazer, mas calma, você verá que é mais simples do que imagina, com o tempo esses processos estarão automáticos em sua rotina e você terá o domínio de como executar cada uma dessas etapas.

Vamos agora falar sobre cada uma dessas etapas separadamente. Caneta e papel na mão para anotar os pontos mais importantes.

Como atrair mais clientes com um blog

O blog deve ser um dos pilares centrais da sua estratégia de vendas. O blog é uma opção de canal de captação de leads onde você pode oferecer um conteúdo muito mais “denso” para a sua audiência.

Leads são visitantes que demonstraram intensão de compra, se cadastrando em alguma de suas listas no seu blog por exemplo, ou seja é o visitante que se dispôs a deixar o seu contato com você para receber mais conteúdos ou informações de seus serviços ou produtos, tendo ele o perfil ideal para compra ou não no momento.

Quando digo “oferecer um conteúdo muito mais denso” não falo de um conteúdo complexo de entender, me refiro a um conteúdo mais extenso, um conteúdo onde dependendo do que quer ensinar, você poderá passar muito mais conhecimento.

Sendo um conteúdo de maior valor você vai começar a trabalhar a autoridade da sua marca na mente de sua audiência, sendo visto com o tempo como referência para os seu público.

Mas também não é só isso, com um blog e e uma ótima estratégia de conteúdo e SEO você poderá atrair milhares de visitas para o seu blog e site todos os meses, por isso é importante ter constância na criação de conteúdo, o que vale é o quando mais conteúdo com a melhor qualidade possível melhor.

Agora vamos ver com o você pode ter ideias infinitas para criar conteúdos.

Ideias para conteúdos do seu blog

No seu blog você não deve apenas falar do que quer falar, você deve utilizar as próprias indicações do Google para saber que tipo de conteúdo terá mais sucesso:

Pesquise no YouTube: O YouTube seleciona os conteúdo de mair relevância em suas buscas, digite um termo para saber o que as pessoas buscam sobre este mesmo tema.

Utilize as buscas do próprio Google: Assim como no YouTube você verá quais conteúdos mais buscados sobre o tema como no exemplo abaixo busco por “como vender para”, e essas são as sugestões que as pessoas já procuram:

Como atrair mais clientes para o meu negócio - Imagem 1
Busque no Google ideias de conteúdos que a sua audiência já busca.

Ao criar o seu conteúdo use sempre um termo (palavra-chave): O Google rankeia os seus conteúdos por termos chaves, quando criar um post pense em um termo ao qual quer se posicionar e foque nele, aborde a mair quantidade de conhecimento de valor desse tema durante o seu conteúdo.

Use a ferramente Keyword Planner para saber quantas buscas em média tem cada termo no Google e o nível de concorrência em cada um deles.

Existe uma estrutura ideal para criação desse conteúdo, vamos falar mais sobre isso no tópico de SEO, mais se quiser ter mais informações de como crescer o seu blog leia também:

Crie o seu posicionamento nas redes sociais

As redes sociais hoje são onde o grande público está, por isso indispensável em sua estratégia de atração de clientes e requer uma estratégia focadas nas conversões.

Bom, um dos pontos mais importantes aqui é a constância se você vai focar no Instagram por exemplo, crie conteúdo diariamente, ao menos um conteúdo por dia.

Com constância você terá um índice de engajamento e alcance muito maior de suas postagens, mas o conteúdo precisa ser de valor para a sua audiência.

Aproveite para publicar conteúdos em formatos de mídias diferentes, em seu feed trabalhe boas imagens intercalando com bons vídeos, apesar hoje do Instagram não focar em vídeos eles têm se mostrado de ótimo resultado quando o conteúdo é de valor.

Use o poder das hashtags certas para o seu negócio, assim seu conteúdo terá um alcance muito maior, mas não exagere pois o Instagram pode reduzir o seu alcance por isso. O resultado será excelente como atrair clientes novos para o seu negócio.

Autoridade do seu negócio nas redes sociais

Lembre-se que estar presente nas redes sociais cria na mente de sua audiência a sensação que sua empresa tem uma estrutura completa, os multi canais trabalhados em conjunto ajudam a posicionar a sua marca e criar maior autoridade.

Caso um canal no YouTube faça sentido para o seu negócio então comece o quanto antes. Os vídeos tem um poder mair de influencia quanto conteúdo. Para mim hoje faz sentido para praticamente qualquer tipo de negócio ter uma estratégia no YouTube devido ao potencial da plataforma.

Quer saber qual ferramenta utilizo para automatizar todo o meu Instagram e gerar mais vendas?

CLIQUE AQUI PARA CONHECER.

Para se aprofundar nas estratégias no Facebook e Instagram leia também:

Trabalhe o SEO nas buscas orgânicas

O SEO é a raiz do resultado das duas estratégias anteriores, principalmente com o blog. SEO ou (Search Engine Optimization) é conhecido como otimização para mecanismos de buscas como o Google.

Ao fazer o SEO do seu site você está preparando seu conteúdo para ser melhor indexado pelo Google e atingir resultados melhores nas buscas orgânicas ou seja não pagas e de buscas naturais.

No nosso material E-book Marketing Digital para iniciantes tem um bônus com dicas essenciais de SEO para o seu blog.

CLIQUE PARA CONHECER O MATERIAL.

Vamos abordar algumas dessas técnicas aqui:

Palavra chave no Título do Blog: Os títulos ou headlines do seu blog devem ser irresistíveis de não clicar e devem derivar da palavra que você quer rankear no Google.

Palavra chave nos subtítulos do Blog: Seguindo a mesma linha de raciocínio alguns subtítulos não todos devem conter a palavra chave.

Palavra chave na meta descrição do artigo: A palavra chave deve conter na descrição feita para o Google, como no exemplo:

Como atrair mais clientes para o meu negócio - Meta descrição exemplo

Para alterar essa meta descrição você precisará instalar o pluguin Yoast SEO em seu site em WordPress. Caso você não saiba o que é um pluguin e como criar seu site em wordpress, recomendo que leia também: 

O Yoast é um plugin que permitirá você fazer essas edições da descrição em seu site e te dará várias dicas de como melhorar o SEO de cada artigo e página do seu site, e neste artigo acima explico o porque fazer um site em wordpress e como começar, indico que leia após finalizar esse artigo.

Como ganhar clientes oferecendo materiais ricos

Materiais ricos são materiais que agregam muito valor na vida dos seus clientes. Já falamos aqui sobre conteúdos ricos no Blog, agora vamos expandir um pouco mais e falar de outros tipos de conteúdos.

Blog posts: Posts de blog que abordam várias categorias de conteúdos, devem ser ricos conteúdo de qualidade e persuasivos.

Vídeos: Conteúdo mais prático e de valor, podem ou não ter uma chamada para um produto ou serviço.

Guias rápidos: Guia em formatos PDF com dicas práticas, geralmente não mais de 10 páginas.

E-books: Conteúdos em formato PDF geralmente utilizados em páginas de captura, possui conteúdo mais denso em média 50 páginas podendo trabalhar tópicos que se complementam.

Webnários: é um seminário online em vídeo, gravado ou ao vivo, e geralmente permite a interação da audiência via chat.

Infográficos: Combina um design diferenciado com informações geralmente em formato de gráficos, sendo fácil de interpretar.

Esses são os principais tipos de materiais ricos para você incluir em sua estratégia de captação e atração de clientes.

Por que usar materiais ricos para atrair clientes?

Materiais ricos são excelentes para aumentar a autoridade da sua marca e melhorar o Branding (é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca).

Existem várias formas de utilizar cada um desses materiais, estratégia de e-books combinados com páginas de capturas para gerar lista por exemplo.

O importante é você entender que cada vez que disponibiliza um material gratuito desses ao seu cliente você mostra mais domínio sobre o conteúdo que produz.

Leia também esses posts relacionados a este tópico:

Enviar email marketing para minha audiência

Para converter os leads as ferramentas de email marketing é um caminho poderoso! Se o visitante do seu site gostou do seu conteúdo e quer manter um relacionamento mais próximo com sua marca ofereça opções para se cadastrarem em um formulário de captura.

As pessoas hoje tendem a utilizar seu email para assuntos importantes ao qual tomaram uma ação mais tarde, como produtos e cursos de desejo. Ao começar a construir a sua lista envie emails com conteúdos ricos com certa constância, até um por dia é aceitável.

Para construir uma estratégia de resultados posicione estrategicamente os formulários em seu site, e não utilize muitos. Funciona bem deixar o formulário no meio do conteúdo como no exemplo:

Enviar email marketing para minha audiência

Deixo simples de ser preenchido, para uma estratégia de captura peça apenas email e nome do assinante.

Ao criar o formulário você deve integra-lo a uma ferramenta de gestão de leads e que faça disparos de email e separação por funil de vendas.

O funil de vendas, também chamado de pipeline, é um modelo estratégio que mostra a jornada do cliente do primeiro contato com a sua empresa até a concretização da venda — em alguns casos, além dela.

A ferramenta que utilizo e indico para gerir sua lista, criar páginas de captura e realizar disparos de email é a Leadlovers.

Com a Leadlovers você terá várias ferramentas disponíveis para aumentar as vendas do seu negócio físico ou online com automação de marketing digital.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER.

Com a Leadlovers você terá várias ferramentas disponíveis para aumentar as vendas do seu negócio

Vamos revisar?

Neste post falamos sobre como atrair mais clientes para o seu negócio. As estratégias são:

  • 1. Investir em um blog para o seu negócio
  • 1.1. Ideias para conteúdos do seu blog
  • 2. Estar presente nas redes sociais
  • 2.1. Autoridade do seu negócio nas redes sociais
  • 3. Trabalhar o SEO nas buscas orgânicas
  • 4. Oferecer materiais ricos
  • 4.1. Por que usar materiais ricos para atrair clientes
  • 5. Enviar email marketing para minha audiência
  • 5.1. Enviar email marketing para minha audiência

Tenho certeza que aplicando todas essas técnicas você conseguirá atrair muito mais clientes para o seu negócio!

E você? Está motivado para começar a empreender? Se você quer iniciar agora o seu negócio, ser seu próprio chefe e fazer sua própria rotina, recomendamos que leia também:

Se alguma de suas dúvidas não foi respondida neste conteúdo ou você gostaria de dar um feedback sobre nosso post, deixe seu comentário abaixo! Será muito importante para nós.

Aproveite e indique novos conteúdos que você gostaria de ver aqui no Blog da Estilo Rico. Acreditamos na nossa missão de entregar um conteúdo de qualidade sempre a você. – Rumo à Liberdade Financeira!

Sobre o autor

1 Response

Deixar um comentário